Oolong Tea ! Chegou pra ficar!

Ela é toda modesta com as menções que faço dela aqui do blog: A Yuri.

(Gente, ela é de verdade, eu juro, tem até foto dela aqui no meu blog… hahaha)
Mas, como não mencionar ela se tudo o que tenho estudado hoje provém do lindo conhecimento que recebi dela? Impossível, né? Vamos valorizar isso!

Pois bem, foi lá, com a Yuri onde aprendi que existem somente 6 tipos de Chá: Branco, Amarelo, Verde, Oolong (também chamado de chá azul), Preto e Puer  e, todos provenientes da Camellia sinensis…(olha ela aqui com todos os tipos:)
camellia

Foi lá mesmo junto da Yuri que tive a honra de experimentar TODOS eles! ♥

O Oolong é praticamente semi-oxidado onde a fermentação varia entre 5% a 40%. É uma especialidade da região de Fukien (Fujian – China). Ao meu gosto, encaro ele como mais próximo ao chá verde do que ao preto propriamente dito. Ele não me lembra muito vegetal… É mais adocicado… (lembrando que tomo o chá sem açúcar e sem leite, britanicamente falando). Fico imaginando a minha pessoa muito próxima daquelas plantações todas onde o campo de visão se perde com o real e o que passou a ser imaginário. Ou até mesmo nos caminhos há muito percorridos para levar essa bebida tão milenar e cheia de mistérios para os cantos do mundo…
Traduzindo: oo- de “preto”, e -long, de “dragão”. Ele é normalmente mais escuro, podendo apresentar também leves nuances claras (o meu, É sempre assim).

E, pronto, fiquei apaixonada por ele! Na hora, de cara. A minha infusão preferida ainda é a de Hibisco – mas isso é pra outro papo -. Fiquei tão entusiasmada que com dicas da Yuri vasculhei a Liberdade (SP) atrás de “Chá Oolong de Fujian”! E encontrei, vários, e comprei, vários $$$$$$. Esqueci o verde, o preto, o branco por um tempo e sinto-me viciada no oolong, ou chá azul, que seja.

E você, já conhecia?
tipos

“Nan-in, mestre de chá, recebeu um professor universitário interessado em saber sobre o zen. Convidou-o a sentar-se e serviu sua xícara de chá até que transbordasse, para suto e surpresa do professor, que chamou sua atenção.

     – Não vê que já está cheia e nada mais pode comportar?

     – Assim como essa xícara – respondeu Nan-in – você está cheio de suas próprias opiniões e especulações, como poderei eu apresentar-lhe o zen sem que antes esvazie sua mente?”

“Uma xícara de chá” – do Livro Viagem ao Mundo do Chá ♥

Fontes: Wikipédia; Viagem ao Mundo do Chá (Ina Gracindo); Google Imagens

3 comments on “Oolong Tea ! Chegou pra ficar!Add yours →

Comments are closed. You can not add new comments.

  1. Já falei aqui mesmo que dá vontade de tomar chá logo em seguida de ler aqui?
    Mas fico com vontade dos seus (até porque eu só tenho mate leão…hahaha).
    Hoje? Na minha ou na sua casa?