Infusorina Em Hong Kong – Ep.01 Provando Milk Tea E Comendo Um Dim Sum

E então aconteceu ♥.

Junho de 2019, recebo em meu e-mail um contato da HKTDC Brasil (Hong Kong Trade Development Council), informando da possibilidade de, pela segunda vez, estar presente na Hong Kong International Tea Fair, que acontece anualmente no mês de Agosto, em Hong Kong, na China. A feira é aberta ao público (com entrada paga) e também através de acesso V.I.P. (com a HKTDC).

Estivemos presentes pela primeira vez em 2017 que por si só, já foi inesquecível, e, este ano pudemos conferir algumas novidades no evento, respirar durante 8 dias pela cidade, experimentar a cultura, e, claro, adquirir muito, mas muito conhecimento e contatos!

Hong Kong é a porta de entrada para o mercado asiático, lá é onde encontramos praticamente metade da população do nosso planeta. Logo, a cidade, totalmente cosmopolita, acaba sendo o ponto de encontro dos negócios mais movimentados do mundo, recebendo visitantes e empresas de todos os continentes, sem exceção – inclusive para o CHÁ.

Portanto, para a Infusorina, ter sido selecionada para estar presente junto a tantas outras empresas novamente, foi de tamanha importância para expansão tanto da empresa quanto para adquirir inspiração.

Desta vez, reuni em 7 episódios em vídeo que, se você não viu ainda, cola nos nossos canais, no YOUTUBE DA INFUSORINA e no nosso canal IGTV no instagram. E, além desses drops em vídeo, também vou compartilhar por aqui através de dicas, relatos e muitas imagens. Vamos começar? 

EPISÓDIO 01 – MILK TEA e LIN HEUNG TEA HOUSE 

Estava ansiosíssima para colocar em prática todo o roteiro planejado e sonhado. Provar o “verdadeiro” milk tea (chá com leite) honconguês estava no meu TOP 10! Já no aeroporto conheci Mathew (nome americano, muito usado por asiáticos em geral, afim de facilitar o relacionamento conosco), que me ajudou a sair da loucura que estava o aeroporto tomado por protestos (tem tudo no stories da Infusorina) e, além disso, me falou com muita convicção: vá provar o nosso red bull , chá preto com leite. Em HK, a clássica mistura britânica é levada muito a sério. Há diversas competições entre os estabelecimentos e especialistas na arte de preparar o melhor milk tea. Inclusive, era esperada uma competição que ocorre anualmente na HK Tea Fair. Ele indicou um local chamado A CUP OF TEA que coincidentemente, ficava no mesmo bairro onde eu estaria hospedada: Wan Chai. Pronto! Deixei as malas correndo no hotel e parti para o meu primeiro destino:

Entrada A CUP OF TEA
Meu red bull honconguês – MILK TEA (to go)
Meu cantinho.
Pelo caminho.

O local é bem “local”, nada turístico, repleto de comerciantes, moradores, bem escondidinho e perfeito! Ideal para tomar um bom café da manhã, levando em conta inclusive, o preço, um valor justíssimo! Minha pedida foi um pão bem crocante com ovo e porco no molho agridoce (uma fatia do chamado char siew (carne de porco assada)). Vou falar para vocês: nunca imaginei que essa harmonização local fosse dar tão certo! Acompanhada do meu milkt tea, então… PERFEITO!  A mistura caracteristicamente forte e encorpada estava levemente adstringente mas, como todos os chás que tomei por lá: MUITO QUENTE, o cardápio oferece uma série de opções de chá com leite e, a minha escolha, o tradicional yuanyang (uma mistura local de café, chá e leite).

Logo lá dentro, aos fundos da imagem acima, no meu cantinho, havia uma mini sala, mais reservada (o local é bem estreito, no estilo para levar e ir comendo/bebendo, mesmo, com poucas mesas), onde grupos maiores vinham e iam, não tive oportunidade de ficar mais pertinho, pois o movimento era bem intenso mas, pude ver de longe a estante repleta de premiações no preparo do milk tea! De lá, saí feliz e realizada: aquela seria mesmo, uma viagem daquelas ♥.

No caminho da minha próxima realização, por indicação da querida mestra e amiga Yuri Hayashi (ECE) e da amiga irmã Eloína (Chazeira), eu daria uma atenção especial para um pouco além do chá nessa viagem: a comida local! E, finalmente provaria, meu primeiro DIM SUM! Mas espera aí, antes, tive de fazer uma pausa no caminho porque o calor, embora extremamente agradável, estava ficando nível necessidade de um chá gelado e… tchanan! Não é que encontro uma casa de chás pequenininha onde, na placa havia o que? Chá preto com limão, e sim, o especialista da casa havia sido campeão por 3 anos consecutivos (2015/2016 e 2017) em uma competição local! E aí, eis que tive meu momento:

 

Chá preto com limão.

Não bastasse essa surpresa, resolvi revisitar um museu que ficou no meu coração – já que estava no roteiro e era pertinho, o Flagstaff House Museum of Tea Ware (museu de utensílios de chá), o mesmo fica dentro de um parque maravilhoso, com muitas espécies classificadas, um jardim de Camélias (inclusive Camellia sinensis sinensis e assamica ) e, a Lock Chá Tea House que estava fechada para reforma 🙁 .
O museu também estava fechado, e, mesmo aberto, é proibido tirar fotos ou filmar, mas garanto, vale a visita! Rica história, descrição, é como viajar no tempo e viver a China por inteiro, através do chá. Já que, não há como separar um do outro, certo?  Vou deixar aqui algumas imagens desse lugar enorme, no meio da cidade acontecendo, em paz. 

Flagstaff House Museum of Tea Ware.
O lago ♥.
Um bule dando boas vindas ao jardim de camélias.
O jardim com muitas espécies.

Pronto, a caminho estava eu da, nada mais, nada menos: LIN HEUNG TEA HOUSE. Um restaurante histórico de HK, que já foi citado pela revista TIMES como “o segundo lugar que se deve conhecer depois do THE PEAK” (um ponto turístico muito, muito frequentado), o mesmo foi fundado inicialmente em Guangzhou, no ano de 1889, teve sua inauguração na cidade no bairro Mong Kog em 1926 e no ano de 1980 mudou-se para onde até hoje permanece. Um local muito diferente do meu café da manhã: amplo, um caos organizado, pessoas conversando, uma loucura que eu já previa e que, finalmente estava feliz demais em viver. São no total 50 mesas com capacidade de atender até 300 consumidores felizes. E, sendo muito tradicional, a casa oferece 4 tipos de chás usualmente: oolong, pu’er, jasmin (infusão) e shou mei tea (chá branco de Fujian). Para minha surpresa, fui premiada com um chá verde com jasmin à mesa. E lá fui eu, de DIM SUM! O que é DIM SUM? Vou contar  melhor em um episódio especial na YUM CHA, combinado? 🙂

 

Meu ticket, chá e meu DIM SUM.
A CASA , MUITO TRANQUILA NAQUELE HORÁRIO.

 

Vamos continuar juntinhos? Criei uma lista de transmissão especial para contar as novidades da Infusorina, workshops especiais, ROTA DO CHÁ EM REGISTRO 2020 além destes roteiros surpresa ♥. Fica aqui o LINK para me chamar no whats, e mandar um “CHÁ”, assim poderei avisar você sempre.

O QUE? VOCÊ AINDA NÃO VIU O VÍDEO?

Está disponível no IGTV e no YOUTUBE.

Beijo com chá e até semana que vem.
Renata Acácia.

Endereços:
A CUP OF TEA: Hong Kong, Wan Chai, Spring Garden Ln.
Flagstaff House Museum of Tea Ware: 10號 Cotton Tree Dr, Central, Hong Kong.
Lin Heung Tea House: 162號 Wellington St, Sheung Wan, Hong Kong

1 comment on “Infusorina Em Hong Kong – Ep.01 Provando Milk Tea E Comendo Um Dim SumAdd yours →

Comments are closed. You can not add new comments.