Chá Branco E Cafeína! Você Sabia?

Hoje vamos falar (escrever) sobre um assunto polêmico! Há!

Mentira, nem é polêmico, mas gera MUITAS dúvidas! Em todos os nossos encontros – seja em workshop, feiras, eventos, ou até mesmo através de nossos canais, recebemos muitos questionamentos: qual chá tem menos (ou mais) cafeína? Posso tomar chá preto de noite, não vou ficar muito acordada (o)?

Blend Gayatri (base de chá preto de assam, anis estrelado, cranberry e pimenta jamaica).

 

Aqui já quero começar deixando bem claro uma coisa: tudo é muito relativo! A região (solo, clima), a variedade da camellia sinensis (planta do chá), o processamento e outros fatores, alteram e muito a biodisponibilidade da cafeína no chá que chega na sua xícara. Por isso, é um pouco complicado generalizarmos ao dizer que tal chá terá sempre mais cafeína que outro chá – escutamos, por muitas vezes, que o chá preto é deixado de lado justamente por ser “muito forte” – será?

No entanto, há informações que não podemos ignorar e que pouco se fala sobre (lembrando que aqui é um blog de pesquisa pessoal, talvez eu – Renata – não tenha encontrado mais infos), por exemplo: sabe-se que quanto menos oxidado o chá, mais presença haverá de alguns componentes, entre eles a cafeína. Dito isto, um chá branco pode possuir, sim mais cafeína que o chá preto. Ou seja, está ao contrário do que você pensava, do que haviam dito para você ou até do que você tenha lido em alguma fonte.

E mais, a cafeína em contato com a água muito quente e durante muito tempo, se sobressai. Por isso, há um contraponto e vou exemplificar aqui, usando dois de nossos blends artesanais: o TéAmo (com base de chá branco bai mu dan) e o Gayatri (com base de chá preto assam):

Quando ainda não infusionado, o TéAmo possui mais cafeína que o Gayatri. Se você realizar uma infusão de TéAmo a 80ºC com 2/3min de imersão, teremos biodisponível mais L-teanina (responsável pela ação relaxante, de foco) do que a cafeína. Mas, se você realizar a infusão do mesmo chá a 95ºC por 5min de imersão, terá tanta cafeína – se não mais – do que o Gayatri.

Lembramos também, com essa informação, que o chá preto geralmente é preparado em temperaturas muito altas – de 90ºC  a 100ºC e é mantido em infusão por bastante tempo, também, de 4 a 5min.

Sendo assim, como tudo na vida, existe um equilíbrio! E este, está no preparo. Mas podemos dizer em sua base que chá branco possui, sim, cafeína. Tanto quanto e ainda mais que o chá preto. ♡

Blend TéAmo (chá branco bai mu dan com hibisco e pêra desidratada)

 

Busque sempre informações de procedência qualificada, há muitas literaturas ótimas disponíveis e aqui no Brasil temos a Escola de Chá Embahú que realiza um trabalho muito sério a respeito dessa bebida que a gente já adora, mas que fica ainda melhor, quando recebemos informações de qualidade sobre ela, certo?

Um beijo com chá,
Renata Acácia.