3a. Rota do Chá em Registro

Olá, olá, olá!

No último final de semana, dias 10 e 11 de novembro, aconteceu a terceira edição da Rota do Chá na cidade de Registro (SP), considerada a Capital do Chá no Brasil. Um evento organizado pela Infusorina e apoiado pela Escola de Chá Embahú.
Neste evento reunimos 40 participantes, um verdadeiro encontro em prol do Chá. Recebemos empresários da área e amantes do Chá vindos do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Vamos conferir como foram esses dois dias vividos intensamente?Chazal Amaya

Chazal Amaya. Foto: Escola de Chá Embahú

Chazal AmayaNo 1º dia iniciamos nossa expedição de uma maneira muito especial: aos pés do altar no Templo Budista Hongwanji, construído em 1957, herança dos imigrantes japoneses, Vinícius Monfernatti da A Sala de Chá, conduziu a cerimônia de Chá (chanoyu) “Germinar”, tema que deu segmento a do ano passado “Florescimento”, como uma representação do crescimento das famílias produtoras de Registro e do mercado de chás nacional. Nela, foram recebidos 3 convidados representantes das famílias, Kazutoshi Yamamaru, Sandra Amaya e Ume Shimada, além de Taís Beltramin (representando a equipe da ECE) e Cleo Reis (sorteada entre os participantes). Foi um momento muito marcante para todos os presentes.
Agradecemos o apoio da Chá Yê!, que forneceu o matcha de excelente qualidade usado na cerimônia .

Chanoyu com Vinícius Monfernatti. Foto: Escola de Chá Embahú

 

Chanoyu com Vinícius Monfernatti. Foto: Escola de Chá Embahú

Na sequência da cerimônia seguimos para o Sítio Yamamaru, no Bairro da Raposa.
Lá fomos recebidos por Miriam Yamamaru e Kazutoshi Yamamaru, que conduziram a visitação ao chazal da família, recuperado e mantido em sistema agroflorestal, em meio a uma trilha repleta de natureza.

Muitas fotos no chazal. Foto: Escola de Chá Embahú

 

Broto e duas folhas colhidos no sítio Yamamaru. Foto: Escola de Chá Embahú

Durante todo o percurso informações sobre a composição da mata nativa, o funcionamento do chazal e a história do Chá eram cuidadosamente repassados.
Uma vez na plantação, a missão era colher os brotos que logo se tornariam um tempura maravilhoso de Camellia sinensis.

Miriam Yamamaru com o tempura de Chá (um broto e duas folhas) pronto. Foto: Escola de Chá Embahú

Depois de muito degustar e aprender com a “mão no chá” o processamento de Chá Verde artesanal, finalizamos a primeira parte de nosso dia embaixo da figueira centenária que habita o sítio Yamamaru e partimos para a segunda parte, a fazenda Amaya.

Turma toda na figueira centenária no Sítio Yamamaru. Foto: Escola de Chá Embahú

Chegando na Fazenda Amaya, fomos recebidos por Milton Amaya, Makoto Amaya e o mestre de chás, Riogo Amaya.
Os participantes conheceram a fábrica por dentro e percorreram todo o processo de chás verde e preto explicado por Riogo. Logo depois, foi o momento de conhecer o casarão pertencente à família, tombado como patrimônio histórico pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional antes de sermos conduzidos aos chazais para ver de perto os cultivares da fazenda.

Muitos registros, brotos e contemplação no chazal Amaya. Foto: Escola de Chá Embahú

 

Percorrendo as carreiras de Chá na fazenda Amaya. Foto: Escola de Chá Embahú

 

Milton Amaya e Renata Acácia (Infusorina). Foto: Escola de Chá Embahú

Finalizamos o primeiro dia com um maravilhoso chá da tarde oferecido pela família Amaya em meio a fazenda, com muita descontração, chás gelados verde e preto da marca, e ansiedade para o dia seguinte.

Foto clássica em frente a Casa da família Amaya. Foto: Escola de Chá Embahú

No 2º dia da Rota, partimos diretamente para a sede do Sítio Shimada. Lá, quem nos esperava era dona Ume Shimada – fundadora do Chá da Obaatian (chá da vovó, em português), Teresinha Eiko (mestre de chás da família), Leo (esposo de Teresinha que participa do processamento dos chás) e toda a equipe. Com um chá da manhã posto à mesa, os participantes degustaram o chá da Obaatian enquanto Teresinha ministrou um workshop a respeito do processamento das folhas de chá que muito em breve seria visto de perto.

Chá da manhã com workshop no Sítio Shimada. Foto: Leandro Yukiu.

Chegado o momento de conhecer o processamento artesanal do chá preto da Obaatian, os participantes puderam conferir a transformação das folhas, tocar, sentir e vivenciar essa experiência de perto sob o olhar atento de Teresinha e Leo.

Uma explicação descontraída dessas, quem não quer? Leo e os participantes da Rota, ao final do processamento do chá. Foto: Escola de Chá Embahú

De lá, seguimos para o chazal, mais colheita e muitas fotos!

Fotos e explicações por Kaito.

Depois da colheita, nada como um almoço preparado com muito carinho por toda a equipe Shimada e o sorteio de brindes!
Aqui, gostaríamos de agradecer os parceiros desta edição, Pressca, Oneglass e Escola de Chá Embahú que presentearam os participantes com acessórios e curso olfativo, respectivamente.

(Da esq. p/ dir.) Yuri Hayashi, Dona Ume, Bruna (participante ganhadora de 1 chaleira Oneglass e do Curso Olfativo ECE), Renata Acácia e Teresinha Eiko. Foto: Escola de Chá Embahú

De lá, os participantes conheceram a loja da família inaugurada durante a 2a. Rota do Chá, com produtos locais e, é claro, muito chá para levar para casa, visualizar o chá pronto e conhecer o estoque dos chás da marca.

Foto de despedida em frente a casa da Família Shimada. Foto: Escola de Chá Embahú

Com essa imagem repleta de felicidade e gratidão, nos despedimos da 3a. Rota do Chá em Registro, SP.

Agradecemos de coração a participação de todos, foi um final de semana cheio de troca, sorrisos e com certeza novas amizades dentro do nosso mundo do chá!

Equipe realizadora da 3a. Rota do Chá. (da esq. p/ dir.) Vinícius Monfernatti (da A Sala de Chá e embaixador ECE), Taís (colaboradora ECE), Renata Acácia (Infusorina e colaboradora ECE), Yuri Hayashi (fundadora ECE) e Cláudio Brisighello (co-fundador ECE e fotógrafo oficial da Rota) no chazal Shimada. Foto: Escola de Chá Embahú

Ansiosos por 2019! Quem vem conosco?

5 comments on “3a. Rota do Chá em RegistroAdd yours →

Comments are closed. You can not add new comments.

  1. Gostaria de participar do próximo evento.
    Aguardo mais informações
    Obrigada

    1. Oiii Gloria! Tudo bem? Anotamos seu e-mail com muito carinho, com certeza lhe avisaremos com antecedência do próximo!
      Um abraço com muito chá e obrigada pela visita!