Tulum.

Juro, não sei como começar… Poderia falar de mim , do meu dia, de como eu acho que as pessoas são más, como o trânsito foi um caos, como a vida é bela, como meus amigos são importantes, como a minha família é meu alicerce, maaaassss… O dia é dela, só dela!

TULUMMM!

ImagemImagem

Em resumo: lugar dos meus sonhos. Concentra história maia, o mar azul do caribe, cabanas românticas e muito, muito sossego. Só de me imaginar deitada na rede e olhando pro infinito fico sem ar. Penso que ficarei absurdamente introspectiva. Eu, eu mesma, comigo e com Tulum. Tenho toda a certeza de que será aquele momento na vida em que você pára e pensa: “isso aqui é conquista minha!” (tudo bem se teus pais pagaram tua viagem, é gostoso do mesmo jeito, desde que valorize isso) “eu trabalhei pra isso!”, “não acredito que estou aqui…”. É definitivamente sério, se não há definição de paraíso e céu, acho que cheguei à minha conclusão própria e estou bem satisfeita com ela, diga-se de passagem. Tá bom, to exagerando. Talvez! Quem não exagera? Eu exagero. Não há como não exagerar e não sorrir. Não é verdade?

Imagem

Vamos lá! Tulum significa barreira ou parede, o que se é facilmente explicado com as imagens. Talvez por sua beleza, é o segundo sítio arqueológico do México mais visitado, perdendo obviamente para Chichen Itzá. 😮

Não há simplesmente um TOP 5, 10, 20! Tulum é lindo em tudo. Ficaremos hospedados em uma cabana (darei a dica e nome posteriormente – após efetivamente experimentar), e ficaremos do dia 09/03 ao dia 11/03 na cidade. Há quem diga que basta uma diária nela, eu já discordaria no ato. A região é considerada uma das melhores áreas para mergulho em cavernas do mundo. Os famosos cenotes! 😀 Vamos aos destaques desse lugar incrível? No meu  interesse, indiscutivelmente são suas ruínas. Com três pontos principais, possui sua rua principal, o palácio do Halach Uinic e a Casa das Colunas. Não quero sinceramente falar muito da história hoje porque, muito provavelmente vá aprender muito mais coisa por lá! Além nas ruínas há o famoso El Castillo! Nele, anos atras, havia uma chama acesa que era visível a quilômetros de distancia.

Imagem

E os cenotes, então? Meudesudocéu! A riqueza é tamanha que minha fobia quase passa. Estar em um lugar desse precisa no mínimo de um cilindro. E não, não é a mesma coisa que mergulhar em Bombinhas. É uma caverna, escura mas cheia de vida. Um dos mais bonitos que já vi é o Cenote Dos Ojos. Sua localização é em Hidden Worlds Center – www.hiddenworlds.com. É o maior sistema de cenotes do mundo com mais de 600km de extensão.

ImagemImagem

O segundo queridinho é o Aktun-Ha, bom pra nadar, com piscina ampla com entrada na caverna. Dizem que os peixes tropicais são a atração à parte! Será? 🙂

ImagemImagem

E se você quiser algo básico, snorkel tranquilo, protegido e lindo da mesma maneira, há o Gran Cenote! Rodeado por flores exóticas, fica localizado na estrada geral de Tulum que vai até Cobá. Pra dar água nos pés…

ImagemImagem

Pra entender um pouco: A península do Estado do Yucatán é uma vasta laje de calcário com pequenos labirintos de cavernas e rios subterrâneos. A água é apenas acessível por cavidades nas rochas – os famosos cenotes – que vão desde pequenos poços a cavernas imensas. O único ponto “ruim” é que a água é fria. heheh Mas, o lado bom é que é doce! 🙂 E de doce, não to cheia ainda! E aí, vamos nadar?

Imagem

Natal – 2009.

8 comments on “Tulum.Add yours →

Comments are closed. You can not add new comments.

  1. Ree, minha amiga! Seu Blog esta mais que perfeito, meus sinceros parabéns, estou aprendendo muito com seu blog e viajando um pouquinho também… Escreva sempre, e sempre mais, estou amandando.
    Lov u.

  2. Minha Menina os teus sonhos são os meus sendo realizados….adorei parte do seu roteiro….está lindo o seu BLOG… vamos curtir um monte…eu suas irmãos seu avô e avó….beijos

  3. Lindo, lindo Re!!! O lugar é paradisíaco. Ta quase chegando eim!? -> Ai que emoção!!!!!

    <3 Miss you.

  4. Re vc é incrível parabéns pelo blog, não vejo a hora de vc embarcar para eu poder embarcar junto e quem sabe depois ir visitar de verdade esses lugares.
    Bjs