Por que viajar?

“Estrada do Norte. Circule à sua responsabilidade”, diz o cartaz escrito em letras garrafais em Cozumel, no México. Explica somente que ali, marca-se a fronteira entre a estrada de alcatrão, lisa como uma folha, e um caminho de terra esburacado que resistia a ser engolido pela vegetação tropical do lugar…

Pois bem, circule à sua responsabilidade, à sua inteira vontade e consciência.
Ok… Dentre vários blogs que leio, hoje vi um que inevitavelmente me chamou a atenção, aqueles que você faz questão de salvar em seus Favoritos para ler com posterior calma. Interessante, havia um post exuberante sobre dois parques no litoral, os famosos Xel-ha e Xcaret.

O tal blog da vez é mais de um brasileiro (nesse caso, ela) que atualmente mora em Cancun – aliás, incontáveis blogs são de brasileiros que residem lá, possuem ótimas dicas – e é endereçado somente a viajantes que querem desfrutar o caribe e enfim, para que todos saibam e conheçam “um pouco mais” sobre a tão bela cidade.
Então, em ambos os parques a administração proíbe – expressamente – o uso de protetor solar “comum”. Não pode, simplesmente não pode. Por que? Porque agride a água, porque agride os peixes… E o que a blogueira  fez com essa informação? Escreveu o seguinte: “Xcaret é um pouco difícil de burlar, ficam muito em cima, no xel-ha é pior ainda, você tem que ser muito rápido em passar o protetor hehehe” … O que que a gente faz com esse tipo de leitura? Me diz? Adicional 1: há um tipo de protetor que não agride, basta se informar no site para que leve junto consigo ou adquira lá, mesmo. Adicional 2: As respostas eram do teor: “mas, você conseguiu passar?”, “estou indo com meu marido para lá, em lua de mel, acho um absurdo proibirem, antes peixes morrendo do que eu ficando vermelha”. Adicional 3: Quanto mais conheço os animais, menos crente fico em alguns humanos. No entanto, quanto mais vejo a capacidade de melhorias em mim, mais acredito que o exemplo faz a diferença.

Daí lembrei de 10 motivos que sempre me leva a viajar, viajar pra longe, pra perto, pra uma praia diferente… (assunto bla bla bla do meu primeiro post!) E tentei encaixar a viagem atual em um dos meus motivos, vejam só, me encaixei em no mínimo 8! É indescritível a sensação da data de partida chegando, de um dos sonhos sendo realizado. A ficha ainda não caiu, as passagens,os tickets,os roteiros são apenas papéis que fazem volume na minha agenda, papéis dos quais eu leio todos os dias, preencho carinhosamente o roteiro no querido excel… E os sonhos que invadem minhas noites de sono? O colorido que salta na mente? As musicas em espanhol que tão carinhosamente minha amiga indicou, o pen drive caribeño, as tantas coisas que são muito reais? Eu talvez eu não seja a única a sofrer sintomas pré viagem. Mas devo concordar que no meu meio o tão esperado dia 4 de Março faz parte da vida de quem eu amo, de quem sabe da minha história e de quem eu simplesmente sinto prazer em compartilhar.

” Alegria compartilhada é alegria em dobro. Tristeza compartilhada é tristeza pela metade. ”
Provérbio Sueco

Viaje então porque gosta, porque guardou dinheiro, porque sempre sonhou, ou até mesmo quando você não acha o porque para explicar os porque’s… Como dizia um bilhete que recebi um dia desses, especiais como todos os dias: […] simples assim.
E você já possui seus 10 motivos? Não que queiram saber mas, abaixo os meus! 😀

· procurar enriquecimento
intelectual;
· ficar com a família;
· encontrar pessoas e se socializar;
· procurar enriquecimento espiritual;
· contar aos amigos sobre a viagem;
· escapar da rotina do dia a dia;
· ir a festivais ou eventos especiais;
· descansar e relaxar;
· visitar museus e lugares históricos;
· engajar-se em atividades físicas;
· experimentar coisas novas/visitar
lugares novos.

Compartilhe, também! 🙂

///////////////// FALTAM 23 DIAS

Imagem

4 comments on “Por que viajar?Add yours →

Comments are closed. You can not add new comments.

  1. Oie…

    Fiquei chocada com a falta de respeito dos brasileiros (não generalizando) com a forma de preservar dos outros países. Seu respeito com a natureza com certeza te deixa espiritualmente mais evoluída, pois a forma da natureza é a forma do Criador.

    Axé, querida…