30 dias, dicas!

Contagem regressiva! Sempre. Para cortar o cabelo, para cair a fatura do cartão, para o finde chegar, para ver a irmã que mora longe, para fechar com aquele cliente, para começar o outono, para o chá ficar quentinho, para ser feliz, para curtir a vida, para adotar um cachorro, para sentir o vento quando der 18hs, para ir na praia quando tiver sol, para que o resultado da academia apareça… Mas, e hoje? Hoje resolvi esperar os 30 dias que antecedem a viagem ao tão esperado México tranquilamente, resolvi aceitar que minha franja não “colabora” sempre que eu quero e a usei sem o secador, entendi que nem sempre consigo chegar na academia no horário certo, que nem todas as pessoas enxergam as coisas do mesmo ponto de vista que eu, que eu sinto saudade mas que isso é bom, e que, principalmente, eu gosto das coisas certinhas quando essas vem para mim, no entanto, tenho que começar a organizar a mim mesma. Meu guarda-roupas, meu carro, minha mesa de trabalho, meus e-mail’s, minhas amizades, minha família. Hoje eu finalmente estou sentindo uma calma boa, um algo em mim que me diz: viva agora. Meu cabeleireiro-psicologo já me antecipara: – “Calma, Renata! Você vem cortar o cabelo sempre que está ansiosa ou insatisfeita e olha que não é com o teu cabelo.”. Pois é. Sim, eu vou para o México e não tenho idéia do quanto isso representará para mim. Imagino, claro, que será maravilhoso mas, a minha ansiedade por inúmeras vezes atrapalhou o meu agora. Mas, ok, tudo bem. Discurso legal e afinal de contas, o que antecedem os 30 dias?

Você já fez seu visto? O visto para o México (para os Brasileiros) é tão simples quanto se imagina. Existe o visto eletrônico, maravilha! 🙂 Esse visto é fornecido pelo programa do governo chamado SAE. Veja bem, o visto “tradicional” continua valido, o SAE é emito somente para algumas empresas aéreas incluídas no programa, que são elas: Aeromexico, Copa, Taca, LAN e TAM (eu vou de Copa). O sistema emite a autorização que é válida exclusivamente para cada viagem aérea, imprima e entregue no balcão de check–in da companhia aérea. Dessa forma, não é necessário comparecer ao Consulado do México. Segue link para efetuação/compreensão do famoso: http://www.inm.gob.mx/index.php/page/Inicio_Autorizacion_Electronica/pt-br.html

E doenças? Seguro saúde? Vai muito bem! Certifique-se, qual foi a ultima vez que você se vacinou contra a febre amarela? Se faz necessário também, ok? Caso tenha tomado nos ultimos 10 anos, você ainda está imune, caso contrário vá em um posto de saúde mais próximo e, logo após ter se vacinado compareça na ANVISA para solicitar o Certificado Nacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP.

Mais dicas extremamente úteis para quem vai ao Yucatán e região:

– Moeda: eita assunto que me incomodou, uns diziam para levar só Dollar, outros muitos pesos, pois bem, eu que circularei muito de ônibus, devo levar pesos, pois é muito bem aceito. Dollar somente para passeios, atrações e compras. Por isso, mais Dollar do que peso. Sobre a agencia, ainda não defini qual será a escolhida.

– O que levar: que faz muito calor, não é novidade! Mas, a noite fica tudo muito fresquinho, leve o blazer ou até mesmo o famoso casaquinho da vovó! Eu já providenciei o meu. Snorkel, se tiver o seu carregue junto! Lá o aluguel custa as vezes em torno de USD 50.00/dia.

– Mosquitos: repelenteeeeeeee.

– Voltagem: No México é de 110 volts.

– Cartão de turista: Oi? Sim, na chegada você receberá um desses que ficará valido por 30 dias, carregue-o junto com o passaporte, blz?

– Ônibus: Principal meio de transporte, uma beleza! 🙂 Baratin, baratin…

Gostou? Terá mais, sempre. Colorido, feliz, receptivo, Caribe Mexicano… 😉 

Me entrego, voltar aqui me deixou ansiosa de novo. ahahaah Caaalma, é hora do almoço, tempo de relaxar e tentar deixar a caixa de e-mail’s em dia, para os dias que me ausentarei. O dia por aqui está lindo, Fevereiro está só começando e vai passar voandinho que eu sei… ♥ Mas, por que passar tão rápido né? Tenho tantos abraços pra dar e receber, tanta coisa pra decidir, muito o que ler e bastante tempo pra estudar um pouco mais do que vou conhecer daqui a 30 dias… Que o Superior continue me dando essa oportunidade a cada dia, com as notícias dos ultimos dias se fala apenas de vidas interrompidas… Não só por isso: viva mais, espere menos e sofra reduzidamente. 

Quero mandar um beijo pra minha mãe, pras minhas amigas, pro meu avô …

Imagem

3 comments on “30 dias, dicas!Add yours →

Comments are closed. You can not add new comments.

  1. Ameiii… amei amei, você e suas ansiedades, vai passar voando aproveite cada dia de sua contagem regressiva, e esse cabelão me lembro bem desses tempos! ♥

  2. Saudades desse cabelón!
    Arriba!!!!
    Fique ansiosa! A Ansiedade faz parte do check-list!