10º dia – Roteiro México (Mérida/Acanceh/Mayapan)

Aqui em Mérida não é difícil saber o horário local. As 5am aproximadamente passa o trem, com seu barulho agradável e as 6pm os pássaros fazem um show na plaza principal! Fazem muito barulho e voam de um lado para o outro! É encantador. 🙂

Já que estamos com o carro resolvemos explorar um pouco em volta! Embora seja difícil dizer hasta luego para Mérida, somos obrigadas a ir atrás de tanta cultura e vestígio maia em volta da capital. Saímos de manhã em busca de Acanceh que pronuncia-se: acãnqué. Não demoramos muito a encontrar e nos ver longe da muvuca da “cidade grande”, aqui os táxis estão aos montes… dessa maneira:

Imagem

Imagem

Lá nos deparamos com uma igreja franciscana como de costume e uma ruína maia,do lado da igreja… De longe ainda se consegue ver um pouco da cor avermelhada original. Procuramos essa cidade pois estava no roteiro de mosteiros e cenotes que encontramos em uma revista do Yucatan, e Acanceh possui a ruína, uma das únicas com máscaras identificadas e conservadas. Paramos para a leitura da placa e se aproximou de nós Mário. Simpático como não poderia ser diferente nos ofereceu a visita na ruína por $ 30 cada um o que prontamente aceitamos. Para nossa surpresa Mário foi junto e nos explicou tudo, absolutamente tudo, inclusive a importancia do Deus Chac. Nos levou até o topo da pirâmide e mostrou o que era original e o que fora restaurado. Este sítio possui duas piramides, uma com as máscaras que citei inicialmente infelizmente não se sabe ao certo o que fora no passado, um templo ou o que, pois apenas uma máscara está identificada, e atrás desta pirâmide ha uma outra em forma de estrela. Mas não se engane, a forma diferente é porque os espanhóis usaram algumas pedras para suas edificações. E, ao chegar no fundo do sítio tem o que o Mário chama de encontro dos 3 momentos da história: De um lado as ruínas maias datadas entre 300 a 600 d.C., em frente a igreja colonial e do lado o muro da modernidade pós. Incrível. 🙂

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Lá nos despedimos de Mário com muito gosto, muito querido e muito maia e com o significado da palavra Acanceh, que Acan = ferido, triste e ceh = veado. Foto do símbolo da praça principal:

Imagem

Partimos para o nosso cenote do dia: Cuzamá! Tens que pegar um “truck” e o cenote fica a 20 minutinhos de carro por dentro, saindo de Acanceh. As imagens falarão por si, a entrada são $ 35 p/pessoa com direito a 3 cenotes, nós como queríamos ir mais a frente, fomos só no maior e mais bonito. Foto com mapa e seeeeeeeeem GPS!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Devidamente abençoados pelas águas do cenote, fomos direeeto para Mayapan, ha uns 30 minutos de Acanceh atrás da última grande cidade maia, seu nome significa bandeira maia e é famosa por seu sítio ser uma imitação de Chichén Itzá, vamos conferir o sonho?

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E, como não poderia deixar de acontecer eu… subi! Já que em Chichén não será permtido e difícil até de chegar perto devido ao número aguardado de turistas todos os dias. (Vamos brincar de Onde está a Renata?)

Imagem

Imagem

Imagem

Indescritível, desculpem.

Adiante, mais fotos do sítio vazio, sem ninguém, sério! A entrada foi também de $ 35 p/ pessoa mas sem guia. Tulum teve sua magia enorme, mas Mayapan foi arrepiante, o vazio, o Deus do vento com sua presença altamente notável durante nosso passeio, as caricaturas ainda muito vivas, algumas pedras ainda vermelhas, as iguanas ariscas (nenhuma me deixou tirar foto), os cachorrinhos filhotes escondidos sob a ruína, e meu Deus, uma árvore linda no meio de tudo isso!!! Sinceramente? Os espíritos maias só podem estar ali! Apaixonante. Visite Mayapan! Parada obrigatória!!!!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E depois? Volte para Mérida com muuuuuuuuuuita saudade assim com o fizemos, estacione o carro, compre tudo o que puder (roupa aqui é MUITO barato, ok? Muito! hahah) e vá ver o pôr do sol lindo em cima do palácio, no restaurante Mr. Banderas! Comida deliciosa, não lembro o preço devido as cervejas e aproveite a visão. Turistas, enamorados, pombos, idosos (lindos), a catedral (que tem jogo de luzes ao anoitecer), e a vida! Muita vida em Mérida.

Imagem

Imagem

Imagem

Sentiremos muita saudade, de verdade! Eu to apaixonada, ficaria mais uns 5 dias aqui!

Mas, temos que seguir viagem, próximo destino: Chichén Izá! Vamos conosco?
Besos!

9 comments on “10º dia – Roteiro México (Mérida/Acanceh/Mayapan)Add yours →

Comments are closed. You can not add new comments.

  1. A cada dia mais e mais emoções e a grandeza de Deus Onipotente.Lindo demais todos os lugares com suas histórias ou estórias rsrsrsrs.Beijos

  2. Li os trës últimos atrasados. Lindos lugares, lindas histórias.
    Tens quantos dias ainda?
    beijooooooooooo saudade