11º dia – Roteiro México (Chichén Itzá/Cancun)

TV desligada e no conforto de casa finalizo nossa trajetória internacional com os posts.

Nosso 11o dia e nossa realização visitando uma das 7 novas  maravilhas do mundo. Chichén Itzá, também e corretamente chamada de “Xichén” é um desmbunde aos olhos, muita gente, muito turista, muitas barraquinhas de venda, e o que fica de fora? Muita beleza!

Acordamos cedo e nos despedimos oficialmente de Mérida, Foi difícil, mesmo. Sabe quando criança você chega finalmente aos Sábados e tem aquele passeio na casa dos tios, da melhor amiga, na casa da vó…(no meu caso morava com meus avós, era feliz todos os dias) e não quer literalmente mais ir embora porque parecia que para você aquilo ali era finalmente seu mundo perfeito? Assim era Mérida pra mim. Uma mistura de povos, de indíos, de história, de conservação, de arquitetura, de felicidade, de norte e sul, de cores e de riqueza. Riqueza de coração, Mérida me ganhou com seus vários nomes, professor Hector, Jose 1, Jose 2, Mário. Pra ser mais profunda eu diria que o mundo maia me ganhou. Há muito em sua história ainda por ser descoberto e eu tive vontade inúmeras vezes de possuir um crachá “livre acesso”! hehehe

Chegar na cidade de Chichén é fácil e você possui duas opções de estrada, a privatizada e a não privatizada! Na boa da verdade a não privatizada é muuuuuuito mais divertida! Fora isso, vegetação seca à sua volta e um longo caminho pela frente! Por fim, pés em terras famosas, capital dos maias, do comércio, da riqueza, da história!

Kukulcan com seus 24 metros de altura, 365 degraus e as serpentes emplumadas!

Imagem

Imagem

Atualmente a cidade de Chichén possui duas entradas, a comum por onde os ônibus de turismo e demais agências param e outra por dentro de um resort. Fomos abordados logo após o pedágio que lhe dá o acesso a estrada que vai para lá, compramos ali mesmo uma entrada pelo resort com estacionamento, almoço e um pouco de conhecimento.
Lá adquirimos algumas coisas especiais para nós ( o casal ) e conhecemos um pouquinho também do lugar. Se tratando de México é bom conhecer tudo que possa pra quem sabe um dia, poder voltar.
😉

Mais fotinhos da cidade:

Imagem

Imagem

As mil colunas…

Imagem

O templo do Jaguar:

Imagem

E mais cidade com suas particularidades:

Imagem

Imagem

Incrível…

Imagem

Cenote sagrado com sua plataforma para lançamento dos sacrifícios. (dizem que não há mais nada la no fundo… AHAM)

Imagem

Como tudo na história maia, fala-se e vê-se muitas disputas, crânios, cenotes sagrados para sacrifícios aos Deuses e tudo isso de alguma forma, me encanta.

Imagem

Me desculpem mas Kukulcán encantou hehehe

Imagem

E agora rumo a Cancun:

Imagem

O sentimento de término de certa forma tem tomado conta de mim.
Ir pra Cancun faz com que eu praticamente saia do país. Mas a verdade é que, estou apenas indo para o mundo do turismo depois de ter pedido licença para os Deuses e moradores desse Estado tão rico e dessa península tão cheia de histórias que nem os furacões conseguiram levar. Yucatán, VISITE!

Besos