Você sabe como surgiu a tradição do chá das 5?

Oi gente!!

Bateu a saudades e resolvi vir aqui trazer mais uma ‘curiosidade’ sobre o chá para vocês! ♥

 

il_340x270.604663277_jtniTodo mundo já conhece a tradição do chá das 5 não é mesmo? Aquele chazinho da tarde tomado tradicionalmente pelos britânicos, acompanhado de muitas coisas gostosas para se apreciar o lanche da tarde!

Pois bem! Essa tradição na verdade iniciou com os portugueses! Isso mesmo! Os portugueses descobriram o chá no Oriente,  e ele vinha da China via Macau, uma das colônias portuguesas da época. Catarina de Bragança, filha de D. João IV, ao se casar com o rei inglês Charles II, acabou levando o costume para a Inglaterra. E o costume acabou sendo adotado pela corte em cerimônias e banquetes!

Mas quem tornou oficial a tradição foi Anna Maria Russell, Duquesa de Bedford. Como ela sempre se sentia faminta entre o almoço e a janta ela resolveu o problema fazendo um pequeno lanche que consistia em uma xícara de chá com leite e açúcar, e algum salgado durante a tarde. Com o tempo, os amigos da Duquesa foram convidados a partilhar a experiência e a mesa se tornou palco para pequenos sanduíches, bolos e geleias. A partir dai o costume acabou sendo incorporado pelos aristocratas e burgueses britânicos, que aproveitavam a ocasião para exibirem as mais caras e belas porcelanas e pratarias.

Com isso a tradição se espalhou: salões de chá foram criados e toda a Europa foi tomada pelo consumo do chá das cinco.

Cup of tea, fruit cake  and pot - view from the top

Hoje pode-se dizer que o chá das 5 foi adotado mundialmente, mas não é necessariamente tomado as 5 da tarde, e nem exibido com lindas pratarias e porcelanas. No Brasil muita gente toma o seu chazinho durante a tarde, eu sempre tenho o meu prontinho, as vezes puro e as vezes acompanhando de algumas gostosuras para alegrar a tarde!

 

Você também? ♥

 

 

Fontes:

http://festival.culturainglesasp.com.br/blog/saiba-como-surgiu-a-tradicao-britanica-do-cha-das-cinco/

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/10/conheca-origem-do-cha-das-cinco.html