Visitamos: Obaatian – Chá da vovó ♥

Hoje falarei um pouco sobre a semana intensa e feliz que vivi no Vale do Ribeira – Registro/SP – Brasil, mesmo! Local que recebeu a ilustre presença da cultura Japonesa, onde até hoje floresce.  (Veja mais sobre, nesse incrível (e emocionante) vídeo. ) ♥

Lá, se fortifica com muito amor duas marcas Brasileiras de Chá: Amaya e Obaatian, duas parceiras nossas. Que visitamos e falaremos ao longo dessa semana, aqui! 😀

>>> clique nas fotos para ampliá-las <<< 🙂

Obaatian (chá da vovó – em Japonês)
Muitos de vocês já ouviram falar de ambas em nosso insta, FB, blog, afinal, com honra representamos as mesmas aqui no Sul do Brasil, mais precisamente em Santa Catarina. No entanto, há tempos venho querendo visitá-los com afinco, despender dias, horas, ouvidos e coração diretamente a eles. Essa hora chegou: A Renata então, de mala e cuia foi passar uma semaninha ao lado dessa Cultura tão rica, dessa qualidade que desperta o mais puro orgulho, dessa fé inabalável.

Por isso, além de chá, falarei sobre pessoas.

IMG_20151001_234528

Na foto acima, Dona Ume Shimada.
88 anos de idade, alma e espirito de – não sei, difícil arriscar – 30 anos? (sabe aquela idade que a bobeira já passou, você começa a encarar a vida com mais seriedade mas não deixa morrer a criança dentro de si? Pois é.) Mas falar da idade dela é cliché, mas, as pessoas gostam disso. No Japão, porém, no Japão é um pouco comum: 88, 89,90,100 anos… Surpreendente mesmo é como ela leva a vida. A gente só leva, afinal, a vida que se leva. ♥ Sobre isso, com essa apresentação breve mas que, em apenas uma imagem vocês possam compreender tudo sobre essa pessoa maravilhosa (assim espero).

Juro que escuto em algumas manhãs a voz dela: “Renatinha, meu coração, bom dia!” e vejo logo na sequencia seus braços abertos e seu sorriso ensurdecedor. Me pego querendo saber mais, querendo sentar na sua cama e escutar todas as suas histórias, sinto que devo doar a ela tudo que tenho no meu espírito mas, certamente não preencheria esse espaço de luz que nela se concentra. Por isso, digo o seguinte para vocês: o amor que brota quando a gente entra em contato com ela, é contagioso. É lindo, é puro. Cheio de aprendizado, dor, sim, mas vida, enorme em vida.

 

Sem título

Na foto acima, família Shimada. Eu, Leo, Teresinha, Dona Ume e minha irmã Argentina de alma, Erica.

Arrisco dizer que me considero parte da família. Não bastasse os meus olhinhos puxados de italiana com portuguesa, aqui pulsa um coração multicultural (como diria uma amiga linda chamada Yuri sobre meus olhos – ela sonha que deixarei de citar ela aqui hehe). Se já os amava a distancia, o que era longe aproximou. Hoje eu não comercializo o Chá da Obaatian, hoje eu compartilho essa história maravilhosa e sua qualidade inenarrável, transformada em Chá Preto Artesanal, Puro e Orgânico. ♥

DSC_0649

Na foto, a mais singela, sem filtro: xícara de chá Obaatian – pela manhã. 🙂

Tá, vocês querem saber como foi, né? hehe
Chegamos felizes da vida na Fazenda ao olhar aquele portão de ferro, escrito: SÍTIO SHIMADA, o coração bateu forte. Seria minha segunda vez junto àquelas pessoas, em meio a mensagens e certos contratempos, chegamos. Toquei o interfone e fui recebida com alegria – a mesma alegria do dia em que os conheci. Fui acolhida da melhor forma possível, usei os chinelos da casa, sentei à mesa, pisei naquela terra e senti o cheiro de vida.

A fábrica foi reinaugurada em 2014, com algumas peças reaproveitadas, Dona Ume e Teresinha tocam a mesma com muito amor e trabalho onde, preocupadas com a qualidade do chá que produzem, acompanham e exercem o processo do início ao fim, desde a colheita manual, a embalagem para o consumidor final.

O Chazal da família Shimada possui plantas da variação Camellia Assamica (India), são folhas fortes, verdes, cheirosas ♥, plantados há muitos anos, com troncos grossos e cor vistosa. Seu método é completamente artesanal, é colhido durante a época, de 10 em 10 dias, são utilizados para o processamento de chá preto o broto e as duas primeiras folhas. Fala a verdade: não é lindo demais, isso? Um Chá preto com brotos…!

Não hesitante fomos logo conferir o chazal e, tivemos a honra de acompanhar a colheita à mão do chá!

12071817_776466475815915_1804032_n 12067192_776466439149252_1114238626_n DSC_0925DSC_0944

{Fotos por Erica Moreno e Teresinha}

Não foi grande a surpresa quando ficávamos em uma fileira e, Dona Ume, sozinha, estava bemm a frente em uma fileira só para ela de colheita! (Eu falo, gente, que o nosso tamanho só engana :p)

Após a colheita, as folhinhas lindas seguem para o processo de “murchamento“, onde permanecem por horas murchando, retirando naturalmente a água delas…
12081595_776466469149249_1726929176_n

Na sequência, vem o processo de “moagem“, onde prepara-se a folha para o processo de descanso, oxidação e forno ♥ é importante nesse processo que as folhas não estejam nem muito secas e nem muito úmidas.

12067876_776466442482585_2072515212_n

Processed with VSCOcam with f2 preset

Ao fim, o chá é deixado descansando em redes lindas e na sequencia segue ao forno para ficar essa maravilha abaixo:

DSC_0641

A família conserva e mescla com muita autoridade as culturas japonesa e brasileira. Mais que um produto nacional, nós possuímos a sorte de tê-los em nossa terra, cultivando, semeando e, amando muito, acima de tudo! ♥

Não só por isso se faz jus, muito respeito para com essa história linda! 😉

O Chá é maravilhoso, gente! De verdade. Quente ou frio, um chá preto com corpo, com notas doces, lembrando mel!
E, por fim, que seja doce a caminhada. Que sejam doces os sonhos e que seja feliz o mundo do chá.

A Infusorina agradece com todo o coração, por essa oportunidade única! A família Shimada e a nossa amiga e irmã Argentina de Terroncito! ♥

colheita

Os chás da Obaatian são encontrados em embalagens de 50g e 100g em nossa loja virtual: AQUI
Mais sobre o chá da Obaatian: AQUI
Nossa parceira e amiga Yuri – da Escola de Chá Embahú também esteve visitando os chazais da região (infelizmente uma semana depois :'( rsrs), e já postou sobre, aqui: AQUI

Beijo!
♥♥♥♥♥♥♥