Visitamos: Amaya Chás ♥

Nossa segunda parada foi no Chazal e Fabrica AMAYA CHÁS
Não foi nossa primeira visita, assim como não foi na Shimada, e sim, foi a segunda. Foi um reencontro lindo, com o sentimento de que nós não havíamos ficado tanto tempo sem nos vermos.

>>> clique nas fotos para ampliá-las <<< 🙂

Tudo começou em 02/02/2015 (sim, ainda esse ano), entrei em contato com a Amaya para conhecer o chá preto que eles elaboravam. Foi um caminho sem volta. Não lembro bem quem convidou quem – embora eu me conheça e saiba que muito provavelmente eu tenha um “q” de culpa positiva em nosso encontro – mas fora decidido que eu estaria acompanhando o processo do chá na fábrica! 🙂

Somei à viagem o marido e o vô lindo! Chegamos na cidade de Registro por volta das 16h00 do dia 01/02/2015. Cidade tranquila, Domingo, meu primeiro movimento foi buscar um museu/tempo Budista funcionando na cidade, já que, nosso encontro seria somente no dia seguinte. ♥ Aí meu primeiro contato com o museu KKKK.

IMG_1325
Museu KKKK

Lembro que o museu fecharia as 17h00 e que, normalmente abriria às Segundas, mas o outro atendente estava em férias, por isso no dia sequinte não teríamos a oportunidade de conhecer as peças, a Komisori (nome da atendente – já de olhinhos puxados – lindos ♥) nos deixou conhecer com tempo “Livre”! Porque havíamos “vindo de longe”. Querida!! O museu é fantástico (se vocês assistiram o vídeo que mencionei nesse post aqui, fará muito mais sentido o que escreverei a seguir 🙂 )
Tivemos a oportunidade de, mesmo antes de conhecer a Amaya, ver peças, relicários da história e cultura Japonesa local. Contando com duas peças de produção de chá da década de 80 doadas pela família Amaya.

IMG_1287 IMG_1286

(Lembram da peça em funcionamento da família Shimada, na parte de moagem? Então 🙂 aqui temos um forno e uma peça idêntica, só que, de madeira e maior.)

De lá peregrinamos em busca da Rota do Chá, infelizmente abandonada pelo Governo e por tudo que aconteceu na região, e regressamos ao hotel para, por fim: o tão esperado dia! ♥

O DIA “C” (de Chá :p )

Chegamos na fazenda já muito bem assessorados por toda família Amaya.

Processed with VSCOcam with f2 preset
A fábrica

IMG_1335
Folhas de chá sendo “murchadas”

Processed with VSCOcam with f2 preset
Meu primeiro contato com um broto e duas folhas ♥

Lembro das palavras e do sentimento de honra e gratidão por estar ali, naquele momento, com aquelas pessoas e ter a certeza do famoso: lugar e hora certas.
“- Renata, em dia de chuva, não é bom para o chá verde, porque fica tudo molhado, e molhado não é bom para o chá verde, mas, vamos fazer mesmo assim, vamos secar, mudar tudo aqui e vamos fazer, tá bom? tudo bem? enquanto isso vamos lá ver a colheita.”
Você responde o que? hahaahaha um sim gigante com sorriso de orelha a orelha! 🙂

(o clima havia mudado, e vocês tem ideia do respeito, profissionalismo e ética que essa atitude teve para conosco? eu tenho!)

Oi, Chazal ♥

Processed with VSCOcam with f2 preset
(ali do ladinho, um pouco mais alto, é chá, também)

A Amaya faz a colheita de um modo diferente, usa ao auxílio de maquinário para tal. Afinal, além de estarmos falando em um chá de qualidade, estamos falando também de uma produção em larga escala. Eles utilizam un método para colheita similar ao chamado CTC (Crush, Tearing and Curling), onde os chás são cortadinhos, tipo exportação, e é comercializado a granel. Por fim, a fábrica processa além do chá preto, também o chá verde.

Processed with VSCOcam with f2 preset
Na Fábrica
Processed with VSCOcam with f2 preset
Olha o maquinário laaaa atrás
Processed with VSCOcam with f2 preset
♥ chá verde lindo!

De lá, claro, fomos convidados a tomar um chá, por que não? 🙂 Papo vai, papo vem, surgia uma parceria, forte, assim como a cultura Japonesa, surgia uma amizade. Foi com essa amizade no peito, o sentimento gritante de que eu precisava mostrar ao Brasil que “yes, nós temos tea!” que fomos embora e que retornamos! Em cia, retornamos com ideias, com a firmeza no pensamento.

Visita da Renata , Nicolas e Sr. Jose no Amaya Cha 2

Na foto, nossa primeira visita!

E, péraí que não acabou ainda, não… Nós voltamos \o/ Conhecemos mais e mais. Afinal, essa miscigenação cultural tão rica, não poderia ficar atrás da modernidade, ela fica a frente! 🙂
Dessa vez, levamos uma amiga que está na vida da Infusorina e que veio para ficar, a Erica, nossa hermana Argentina. ♥ Porque, fala a verdade, gente: essa oportunidade, é unica! E é nosso. É do Brasil e, reitero: merece o nosso orgulho, respeito e amor. Sabe quando a gente encontra mudinha de flores, de árvores? E a gente se derrete de carinho, quer cuidar para que ninguém pise, que ninguém estrague? Esse é a sensação traduzida.

Não contente em conhecer mais e mais, olha a novidade: chá verde em pó para fazer gostosuras na cozinha \o/!
Degustamos um rocambole ma-ra-vi-lho-so feito com chá verde, e, na outra mão, degustamos um chá preto fresquinho hehehe. Em Blumenau já existem testes com o chá verde! O Restaurante Funcional Âme  além de receber nossas degustações, também elabora pratos como bolo funcional de côco com chá verde, risoto de chá verde….♥ Nossa amiga nutricionista e fã de chás e café, Djulye Marquato fez keefir com chá verde, falamos sobre, aqui. Quer surpresa maior e melhor? Bom seria isso todos os dias, né? hehe

DSC_0713

DSC_0727
Falando em mudas… olha mudinhas de Chá aí em cima ♥

E a CamelliaRê? É Assamica? Sinensis? Tem uma mistura linda na fazenda Amaya, de tipos, cores, folhas e flores.
Sim, flores de chá! Elas são lindas, delicadas, cheirosas. Eu queria muito encontrar uma, e encontrei!

IMG-20151017-WA0030 IMG-20151017-WA0029 IMG-20151017-WA0031

Vocês estão vendo que elas não tem mordidinhas de bichinhos? Pois é. São “auto imunes”! 🙂
Já o sabor, o corpo, a qualidade do chá, não são imunes a elogios. Um chazal que exporta, que fabrica com o coração (desculpem se essa palavra se tornou repetitiva), que segue viva, que segue na esperança, que segue conquistando o mercado interno. 

Gente, há espaço no mundo todo para o Chá, seja ele vindo da Índa (humm ♥) , do Vietnam, China, Japão, Argentina, EUA e vamos lá: DO BRASIL! Voltamos com o sentimento reforçado, estamos levando a cultura, sim, nós amamos cultura. E fazemos isso através da Infusorina. E a cada pedido que chega em nossa lojinha online de Amaya e Shimada, me enche o peito de alegria.

DSC_0731

Vamos juntos, sempre!
As visitas acabaram, mas a nossa Saga, não. Continuaremos entusiastas desse universo maravilhoso.
Só nos “resta” GRATIDÃO!

A Amaya, pela confiança depositada na Infusorina desde o começo, desde a formação, desde a transformação, por ter nos apresentado à Shimada! ♥  Nós representamos o VALE DO RIBEIRA com muito orgulho e amor.

Deixo vocês com essa foto linda tirada do Chá Verde Amaya, por Yuri Hayashi, onde ela nesse post aqui.

16124331628_58d89c60f0_z

Os chás Amaya são encontrados em embalagens de 100g (verde e preto) e 250g (preto) em nossa loja virtual: AQUI
Mais sobre Amaya Chás: AQUI
Nossa parceira e amiga Yuri – da Escola de Chá Embahú também esteve visitando os chazais da região (infelizmente uma semana depois :'( rsrs), e já postou sobre, aqui: AQUI ♥

Beijo!
♥♥♥♥♥♥♥