8º dia – Roteiro México (Tulum/Valladolid/Merida)

Nossa cabana respira praia, acordamos com os pés praticamente na areia, vamos tomar café com havaianas, vamos almoçar com havaianas e vamos aos bares com havaianas. Em Tulum é assim. Confesso que até no centro a noite que não tem areia, fui de havaianas. Além do clima de férias, há o clima roots de playas o tempo todo. Aqui é bom para comer, para ler, para dormir, para ir mergulhar, para conhecer a história maia, para namorar, para recordar. Acordamos no dia de hoje com o clima de despedida, nossa última manhã na pousada, deixamos a rosa, agora desabrochada, na sacada… (a que eu ganhei no dia das mulheres em Playa Del Carmen). Acho que ela se adaptou muito bem ao clima!

E é neste clima que partimos para a segunda parte do passeio adquirido no dia de ontem: SNORKEL! Simm! Vamos ver os peixinhos e as “ruínas” pelo lado dos espanhóis, pelo mar. Bom, nem tanto pelos espanhóis porque os coitados não conseguiram chegar a calmaria do mar onde vamos! Soninho de manhã, mas nada que um café bem tomado com os famosos ovos, omelete, feijão e pão não resolvam!! – Acho que não viverei mais sem feijão pelas manhãs… – e partimos então para o nosso destino… Ah! O que comprar em Tulum? Lembranças, somente. Artesanto, Merida!

Tá, agora vamos lá #aaguavaiestarfia #nossocarronaotemplaca HÁImagem

O mergulho/barquinho tem saída em Playa Maya, pertinho das ruínas e perto também das demais praias, em Tulum é tudo muito perto! Saímos com uma turma de 5 + 2 tripulantes.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

São feitas duas paradas, uma para o mergulho com os peixes e outras para ver os 3 canhões espanhóis. Eu mergulhei só na primeira, na segunda vez fiquei de fotógrafa. Total do passeio: 2hs aproximadamente.

Imagem

Imagem

O mergulho é ótimo mas de acordo com o Ni, a visibilidade de Cozumel é incomparável. 🙂 Por isso, fica a dica, ok?

A água é quentinha por isso é uma delícia ficar lá dentro ou até mesmo sair e se secar ao sol.

Decidimos continuar nossa rota “azul” e experimentar nosso primeiro cenote no caminho para Mérida! Há muitos, muitos, muuuitos cenotes por aqui, sério! E é muito difícil escolher qual entrar, junto com os nossos guias em mãos (a essa altura do campeonato todos os panfletos e mini guias e mapas são bem vindos) decidimos uma parada no Gran Cenote. Entrada: $ 200 p/ pessoa sem equipo. O que falar da nossa primeira vez no cenote? INCRÍVEL! BELO! EXTRAORDINÁRIO. Como diria meu amado: “revigorante”. Esse cenote fica na rota Tulum x Mérida, na principal.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

 

DSC00821

Um totó no meio do caminho 😀 😀

Imagem

 

De lá seguimos para Valladolid, um pequeno desvio que valeria muito à pena, o mosteiro de San Bernadino! Sonho realizado numero 878732862 mil! Muito bem conservado, cobram $ 30 p/ pessoa para ajudar a manter o local. Colunas lindas, muitas e um museu com a historia dos monges. Ha também um cenote d’baixo do mosteiro o qual alimentava a antiga cidade, junto com a invasão, modernização e tomada das cidades, vieram as buscas arqueológicas e dentro do cenote encontraram armamentos muito antigos além de muito artesanato de época. Vale a pena conferir. No nosso caso o cenote por hora estava protegido por um casal de gansos. hehehe

Imagem

Imagem

Imagem

Do lado de dentro 🙂

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A entrada do cenote:

Imagem

Visita feita, seguimos para Meeerida! Yucatan! Cidade, cultura, vontade enoorme de conhecer mais. Mas não antes de sermos parados pela policía! Foram diretos e simpáticos e sou obrigada a dizer que o carro sem placa ajuda a atrapalhar = facilita a parada nas barreiras.

Imagem

Boa sorte pra nós!
Nos vemos em Mérida, besos! 🙂

4 comments on “8º dia – Roteiro México (Tulum/Valladolid/Merida)Add yours →

Comments are closed. You can not add new comments.

  1. To viciadaaaa!!!! Tudo muito lindo Re, tudo do coração. Can’t wait for the next! Love u tchutchuca…

  2. Cenote, simplesmente lindo…. Agradeça a Deus por tanta beleza diante dos seus olhos querida….

    Beijos