A origem do Chá e a literatura Chinesa! Você sabia? ♥

Abril começando, é tempo de abrir as janelas de casa e deixar o friozinho entrar.

Colocar o bule no fogo (se for à lenha, então… humm) , deixar apitar o som do coração e servir de uma boa xícara de chá. Abrir o blog “da  gente”, sentar confortavelmente e deixar que a gente te leve junto a um passeio. Vamos?

Bom, não sabemos “exatamente” onde se deu início ao consumo do chá. No entanto, graças aos registros botânicos sabemos que a origem deve estar entre bosques que ficam nas fronteiras de China, Birmânia {han, han ♥} e Vietnã. E, o mais provável constatado por estas pesquisas é que esteja localizado onde hoje é a província de Yunnan. 

12067192_776466439149252_1114238626_n
Camellia sinensis – Fazenda Shimada 2014

De acordo com a arqueologia, entende-se que o chá é usado há mais de 2800 anos. E seus primeiros indícios de consumo são restos de oferendas em tumbas em meados do Séc VIII. Também sabemos que seu cultivo vem sendo efetuado ha mais de 4000 anos, na província de Zhejian. E aí entra a curiosidade. Ninguém escreveu sobre? E literatura? 🙂 Eis que SIM!

As primeiras menções sobre o chá vem de uma compilação de poesias feita por Confúcio. E estaria em uma de suas obras, intitulada, em espanhol como Libro de las Odas… Que é conhecido como um “tesouro” das primeiras literaturas sobre poesia da China… Também podendo ser chamada de Shih (poemas) e de Shih Sanpai (300 poemas) que reúne cerca de 105 poesias durante a Dinastia Chou ou Zhou (1122-206 a. de C.), reconhecida como a Dinastia onde a o desenvolvimento cultural surpreendeu, aparecendo grandes sistemas filosóficos e religiosos para a época, como o confucionismo e o taoismo.

Em muitos poemas aparecem a palavra “tu” [荼] que é praticamente igual a palavra “cha” [茶], mas que estudiosos não sabem ao certo se a pronuncia seria a mesma. ♥

Por isso, continuamos até a Dinastia Han (Séc III a.C até Séc III d.C) sem saber ao certo como se chamava o chá ou principalmente, como se escrevia a palavra Chá.
Há vários textos mencionando uma erva “amarga”, associada com efeitos medicinais. Mas há uma verdade: em muitos livros foram encontrados a menção de Wang Bao,  e sua obra Tong Yue, escrita no ano 50 a.C 😮 Seguramente um dos primeiros contos onde o chá é mencionado com propriedade, informando os utensílios utilizados em sua preparação.

Sua obra é um conto de humor, sobre um empregado contratado com obrigações esclarecidas sobre comprar chá, preparar o chá de maneira adequada com a existência de um certo ritual de preparação.

Como não ficar com vontade de ler essas páginas? 😀
Amor, humor, poesia e chá.

IMG_2059
Bairro Chinês, foto por Erica Moreno ♥

E, como diz Confúcio:
“Para onde quer que vá, vá de TODO coração.” | Continua 🙂

Bom chá ♥♥♥♥
E-mail – [email protected]
E-commerce www.infusorina.com.br
Conheça www.blog.infusorina.com.br
FB – /infusorina | Instagram – /Infusorina

Fontes: Taiwan Today (site) – Escuela Españolda del Té (material)