O Chá e Eu

Você há de concordar comigo: QUASE tudo que é quente no frio, é gostoso. (A regra também vale para o calor, onde QUASE tudo que é gelado, refresca!) Foco na atualidade – frio: Um ambiente confortável com aquela chuva caindo lá fora, manhã, tarde, noite, velas, fogo, almofadas, um acompanhante, sozinha com um livro, um cachorro, um gato que sumiu, um filme que começou… O mesmo ambiente, sol que aquece, vento que esfria e falta algo nas mãos enquanto você acompanha a vida lá fora, o trabalho que se inicia, o mundo que não pára…. E aí, nem sempre no mesmo momento mas com a mesma reação surge: O aroma do chá que você acabou de colocar na xícara, aquela xícara especial que comprou na viagem, que ganhou de um amigo (a), que herdou da sua vó, que comprou no mercado mais próximo quando se mudou e não tinha se quer uma colher na cozinha, que pegou emprestado do colega do trabalho, que você nem sabe de quem é, mas serve, e então ainda sim, você pode ter um chá e um conforto para o coração no que quer que esteja precisando – ou não.

7b4388eab3613f110f89be124ea65ed0

Há pouco venho avaliando esse meu status de comprometimento com a minha felicidade e, dentre muitas novidades, atitudes e pessoas quero destacar o papel do chá na minha vida:

– Não lembro muito claramente do momento marcante dele, creio que tenha sido sorrateiramente que a entrada do chá tenha ocorrido. Através do costume familiar, não muito aperfeiçoado, mas sempre passando aquela sensação de bem estar, ao ver minha mãe preparar noturnamente sua xícara com chá e sentar-se em frente a televisão. Criança, sem muito entender o gosto por aquele ritual todo (nunca estava pronto na garrafa como acontecia com o café da minha avó) e experimentando poucas e frustrantes vezes (não rolou uma – amizade entre o mate e eu – a erva que ela consome até hoje), adotei quando fui morar sozinha o costume, mas, dessa vez, explorando a prateleira do mercado, conhecendo os demais sabores e aromas, sendo aí que inocentemente, iniciei algo que hoje pretendo levar para o resto da vida: o consumo do chá.
Anos passaram, xícaras quebraram, marcas foram compradas e muitos foram experimentados. Nunca me atentei em uma preferência, mas continuamente me flagro querendo sempre levar comigo para casa uma novidade. E foi aí que, anos depois, me deparei com a curiosidade em descobrir mais sobre essa bebida, sobre esse bem estar, esse estado de espírito individual que a gente só cria ao segurar uma xícara com chá.

Logo senti mais: por que não, compartilhar essa paixão (uma das poucas identificadas como arrebatadora) da minha pessoa pelo chá com vocês, amigos que gastam alguns minutos do seu curto dia para acompanhar minhas idéias e descobertas aqui nesse blog? Serão tantas as experiências trocadas, as risadas em meio ao processo de degustar um chá, viagens, amizades, sensações…

Estou ansiosa, e você, também gosta de chá? 😀

Esvazie sua xícara primeiro, só então você poderá provar meu chá. Afinal de contas a utilidade da xícara está em poder esvaziar-se. Abra sua mente para receber novas idéias.” – Bruce Lee

Fonte: Pinterest / O Pensador

10 comments on “O Chá e EuAdd yours →

Comments are closed. You can not add new comments.

  1. Me coloco na categoria “descobrindo o chá”. Sempre compartilhei momentos chá com as amigas, porém somente no ultimo ano tenho aproveitado desses momentos sozinha. Cada novo chá tem sido uma descoberta! Pronta para esvaziar minha xícara e apreciar novos sabores com você!

  2. Renata, desejo muitas xícaras cheias e vazias para ti. Tenho certeza que levará este assunto com muita paixão enquanto vou pegando carona nas suas leituras por aqui!
    Beijos!!!

    1. Yuri, linda.
      Certamente terei você ao meu lado, das viagens às realizações! Floripa espera você assim como essa montanha me espera igualmente! Beijos e obrigada pelo comentário! 🙂

  3. O chá teve grande importância no meu último final de semana. Abriu minha mente para novas ideias, pensamentos, conclusões. Despertou curiosidade, abriu caminhos, recheou conversas com sabores e cheiros e me ensinou muita coisa. O chá surpreende… Saúdo a amizade, o amor, a cumplicidade e o respeito com uma xícara de chá amarelo. Beijos.

  4. Infelizmente não sou adepta ao chá, talvez por nunca ter experimentado esta sensação.
    Porém como sempre adorei a leitura!!
    Um beijo grande ;*

  5. Oii Renatinha!! Adorei a leitura.
    O chá já faz parte do meu dia-a-dia á um bom tempo.
    Mas vou te confessar que tenho esse habito mais pelos “benefícios”, do que pelo “prazer”!
    Tenho que mudar isso. Tornar esses momentos mais prazeroso. 😉

    Beijos!!!