Nova Trento: Madre Paulina

Imagem 

Não sou católica praticante. Não sou budista diária. Não frequento todas as reuniões de espiritismo. Leio livros de Seicho-No-Ie. Sou simpática a toda e qualquer expressão de fé e amor. Defendo a gratidão por estarmos vivos, com saúde, com entusiasmo, com com memórias…

Nova Trento fica em Santa Catarina…  A viagem até lá surgiu de um casamento com uma corrida em Angelina que, por erros óbvios de geografia, não se realizou para a pessoa aqui… Uma cidade evoluída e italiana, com paisagens belas, sucos de uva deliciosos, que acolheu Amabile Lucia Visintainer hoje conhecida como Santa Paulina, a primeira Santa Brasileira, mesmo sendo Italiana.

Imagem

Um pouco de fundamentação:

Filha de Napoleone Visintainer (Wiesenteiner) e Anna Pianezzer, nasce numa família de poucas posses que em 1875 emigrou para o Brasil como muitos outros tiroleses italianos oriundos do atual Trentino (Tirolo Italiano), estabelecendo-se na localidade catarinense de Nova Trento.
Desde muito cedo, actuante nos serviços religiosos da sua paróquia, emite os votos em 1895 e torna-se Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Amábile dá início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição,na atual Irmandade Santa Casa de Bragança Paulista, . Em 1903 deixa Nova Trento e, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, ocupa-se de crianças órfãs e de ex-escravos abandonados.
A partir de 1918 passa a ter uma vida muito reservada, dedicando-se à oração e à vida contemplativa. Em 1938 já demonstrava sérios problemas de saúde causados pela diabetes até que lhe foi amputado o braço direito. Passou os últimos meses de sua vida cega, vindo a falecer em 9 de julho de 1942.

Santuário de Santa Paulina, localizado em Nova Trento, SC, vista da rampa de acesso ao santuáro.
Em 18 de Outubro de 1991 foi beatificada pelo Papa João Paulo II por ocasião da sua visita a Florianópolis. Foi por fim canonizada em 19 de maio de 2002 pelo mesmo Papa, recebendo oficialmente o nome de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.

Fonte: Wikipédia

 

Há como sempre, várias vertentes de sua história, luta e dia a dia, cabe ler o que puder, compreender como der e tirar só coisas boas no coração… procure sobre 😉
Tive pouco envolvimento com as pessoas locais, chegamos cedo no Sábado quando as missas acontecem as 11hs e as 15hs (missa fofa!). Fomos na missa das 11hs e depois aproveitamos para almoçar no restaurantes das Irmãs da Imaculada 🙂 . Comida boa, preço totalmente acessível! R$ 15,00 livre ou R$ 11,00 kg.

Uma curiosidade: a estrutura da igreja foi feita a fim de imitar o gesto de duas mãos unidas ao céu… Em oração. E olha quem estava comigo! Se não o bom e velho pai-vô-amoreternodaminhavida!

Imagem

Imagem

Não há “muito” o que se fazer no Parque do Santuário da Madre, mas o “pouco” que se tem é uma chance e um convite para a fé. É impossível ficar indiferente mediante tantas pessoas de tantos lugares, é um mar de adoração, um ar de – volto a escrever – gratidão, tanto quanto de perdão e pedidos… Eu aproveitei e agradeci, orei por mim, por outros, por quem vive, por quem já viveu, porquem nasceu, por quem adquiriu… E por quem ainda não sabe que está vivo.

Você pode exercer seus atos de fé através de velas, fitinhas, e nomes escritos no casebre… 

Imagem

Registrando os nomes de quem ama. 🙂

Imagem

Fazendo pedidos.

Imagem

E elas nos ensinam a fé e o amor incondicional, a plenitude e a inocência, abertas para aprender, aceitar o que der e o que vier…

Imagem

Uma parada especial pelo dia 29/11.

Imagem

Imagem

Uma parada especial pelo dia 12/10.

As paradas foram tantas, os pedidos e agradecimentos também.
Visitar e conhecer novas culturas, manter o sorriso e entender que as pessoas vivem de forma diferente, talvez até criem um mundo paralelo, mas a gente espera que elas sejam felizes… 

Já diria Roberto S.: 

Felicidade não é uma meta, mas um estado de espírito.Tem gente que diz que não será feliz enquanto não casar, enquanto outros se dizem infelizes justamente por causa do casamento.Você pode ser feliz tomando sorvete, ficando em casa com a família ou com amigos verdadeiros, levando os filhos para brincar ou indo a praia ou ao cinema. 

—————————-

Fotos: Niclas Mund / Dadádi…
Família: LINDA.

1 comment on “Nova Trento: Madre PaulinaAdd yours →

Comments are closed. You can not add new comments.

  1. Oiii… Marquei com minhas tias de ir no verão.. É um lindo passeio… vamos na segunda semana de Janeiro… minha fé é pela força da natureza, pelos orixá, mas o sincretismo católico foi minha base religiosa e creio naquele que o bem fez na terra, por isso que o passeio a Madre Paulina e suas crenças super válidas para mim…. Beijoos